Capa da Revista Galo Nº 4 de 2021
Dossiê: Formação docente Ano 2, nº 4 jul./dez. de 2021
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O material dourado como recurso didático no ensino do algoritmo da subtração: uma experiência em sala de aula

Resumo: A questão que norteia este estudo é uma experiência realizada com a utilização do Material Dourado como facilitador da compreensão da subtração com reserva, numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual localizada no município de Santa Cruz/RN. Esse trabalho foi motivado por tanto presenciar nas reuniões pedagógicas, a angústia de alguns professores relatando as dificuldades que seus alunos apresentam para compreender o algoritmo da subtração, em especial, a subtração com reserva. A pesquisa foi desenvolvida com base na pesquisa ação, onde buscamos aplicar algumas atividades de intervenção didática. O referencial teórico em que se baseou esse estudo aborda a importância dos materiais manipuláveis, em particular o Material Dourado, para uma melhor compreensão nos aspectos ensino/aprendizagem da Matemática. Assim, recorremos a Nacarato (2005), Berton e Itacarambi (2009), Lorenzato (2006), Centurión (1995), dentre outros, por reconhecerem a importância do uso do material concreto como um recurso didático facilitador no processo de ensino e aprendizagem. Podemos concluir que o uso do Material Dourado no ensino da matemática, além de facilitar a compreensão do desagrupamento na subtração, dá às relações numéricas abstratas uma imagem mais concreta, facilitando a compreensão, o desenvolvimento do raciocínio lógico, tornando o aprendizado bem mais agradável, pois é dada ao aluno a oportunidade de construir seus conhecimentos de uma forma mais interativa, dinâmica e prazerosa.

Palavras-chave: Material Dourado. Algoritmo da subtração. Aprendizagem.

Referências

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