Biblioteca Ocidente
A Biblioteca Ocidente tem por objetivo oferecer serviço baseada nas cinco Leis de Ranganathan. Essas, fundamentais ao desenvolvimento e entendimento da profissão de bibliotecário/a, as cinco leis da biblioteconomia foram criadas, em 1931, pelo indiano Shiyali Ramamrita Ranganathan e vigoram até hoje como um norte do bem-fazer profissional dos bibliotecários e na organização da biblioteca como espaço da informação.
- Os livros são para serem usados,
- A cada leitor o seu livro,
- Para cada livro o seu leitor,
- Poupe o tempo do leitor,
- A biblioteca é um organismo em crescimento.
Apresentação
A B.O. é uma biblioteca privada que conta com uma base de dados com livros e revistas científicas. Nosso acervo conta hoje com mais ou menos 650 itens físicos para consulta pelos usuários externos.
Nosso acervo é especializado na área de Ciências Humanas com principal destaque para História Ocidental. Nesse sentido, o acervo é composto por livros e revistas que têm como temas a História do Brasil, história da América Latina, América portuguesa, História colonial, Europa Ocidental, Idade Média, História moderna, escravidão africana no Brasil, arte ocidental, pintura e cinema, História do Brasil holandês e de Pernambuco, História do Rio Grande do Norte e Nordeste do Brasil, História de São Paulo, Arte Barroca, educação e pedagogia.
O acervo da biblioteca está catalogado nos seguintes arquivos.