Revista Galo
Edições Notícias Expediente Regras de Submissão Editora B.O. Acervo B.O. Apoie-nos Tags Autor Corporativo
Capa da Revista Galo Nº 4 de 2021

Dossiê: Formação docente aproximações entre a pesquisa e o ensino na educação básica

Ano 2, nº 4 – jul./dez. de 2021
Org. Professoras Doutoras Márcia Maria Alves de Assis, Mariza Silva de Araújo, Maria Aliete Cavalcante Bormann e Ilnete Porpino de Paiva

Este número de Galo divulga estudos oriundos de pesquisas realizadas no PPG lato sensu do Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), com foco nas discussões, estudos e pesquisas realizadas em torno das práticas e ensino na Educação Básica. Além disso, traz duas transcrições de documentos históricos e um artigo livre sobre Oswaldo Lamartine e sua retórica sobre a História Natural do Seridó Potiguar.


Sumário

Editorial

Editorial
por márcia maria alves de assis, mariza silva de araújo, maria aliete cavalcante bormann e ilnete porpino de paiva

Dossiê: Formação docente: aproximações entre a pesquisa e o ensino na educação básica

Leitura literária e o leitor na era digital
por delcimar francisco de medeiros e arandi róbson martins câmara

O olhar da gestão frente à importância da leitura compreensiva nos anos finais do ensino fundamental
por josé de arimatéia da paz albuquerque e rozicleide bezerra de carvalho

Contribuições do Software GeoGebra para o ensino aprendizagem de função polinomial do 2º grau
por sarah mara silva leôncio e maria josé lima dos santos

Matemática na arte: uma proposta interdisciplinar para o ensino de geometria
por charles ricardo lemos de melo e wguineuma pereira avelino cardoso

O material dourado como recurso didático no ensino do algoritmo da subtração: uma experiência em sala de aula
por verônica umbelino souza de carvalho e anilda pereira da silva guimarães

A utilização de modelos e analogias como estratégias de ensino e aprendizagem nas aulas de Química
por keila barbosa da fonseca e lorena gadelha de freitas brito

Uma reflexão diante do pedagogo empresarial como gestor da ouvidoria
por tâmara maria soares de medeiros de cavalcanti e ilsa fernandes de queiroz

Reflexões sobre o fazer pedagógico dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Ruy Pereira dos Santos
por roseane idalino da silva e mariza silva de araújo

Currículo na Educação Infantil: desafios encontrados pelos professores
por josefa maria de medeiros e antônia zélia de assis dantas

A influência do lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil
por conceição de maria gomes da silva e nednaldo dantas dos santos

A concepção de pais e responsáveis por crianças de dois e três anos acerca do brincar na Educação Infantil
por erineide andrea machado dantas da silva e tereza cristina bernardo da câmara

A alfabetização cartográfica nos livros didáticos de Geografia utilizados na Educação de Jovens e Adultos: estudo de caso
por fábio d’oliveira e erineide da costa e silva

Educação Ambiental nos livros de Geografia: uma análise temática
por josemar souza de lima e dayanne chianca de moura

A importância do Espaço Escolar para o ensino-aprendizagem a luz de um estudo de caso
por ângela maria paulo e josé avelino da hora neto

Artigos livres

Oswaldo Lamartine, um narrador da história natural seridoense
por natália raiane de paiva araújo e evandro dos santos

Transcrição de documentos

Uma história de vida nos sertões: o testamento de Francisco Xavier da Costa, Capitania do Rio Grande do Norte (1776)
por thiago do nascimento torres de paula

Presídio de Açu: entre territorialidades lusitanas e sertões indígenas
por isabela mendes fechina, alexandre bruno barzani santos e andré cabral honor

© 2025 Revista Galo
  • ISSN (eletrônico) 2675‑7400
  • ISSN (impresso) 2966‑1080
  • doi: https://doi.org/10.53919/g
Biblioteca Ocidente — LIBRUM LUX MUNDI
Parnamirim-RN, Brasil
A Revista Galo é um periódico científico publicado pela Editora Biblioteca Ocidente