Capa da Revista Galo Nº 4 de 2021
Dossiê: Formação docente Ano 2, nº 4 jul./dez. de 2021
Como citar?
 

Matemática na arte: uma proposta interdisciplinar para o ensino de geometria

Resumo: Este artigo aborda uma pesquisa que teve como objetivo investigar como a Arte pode contribuir no ensino e aprendizagem da Geometria. Elaboramos uma proposta interdisciplinar de ensino que utiliza imagens de telas de pintura a óleo como veículo de investigação dos elementos geométricos presentes nestas. Utilizamos telas de autoria do professor investigador da pesquisa e algumas composições dos artistas Mondrian e Kandinsky. A pesquisa experimental foi desenvolvida em uma escola pública, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. Verificamos uma maior participação por parte dos alunos em sala e, ainda, uma atitude mais reflexiva e significativa, durante as discussões referentes aos conteúdos geométricos.

Palavras-chave: Artes Visuais. Formas Geométricas. Ensino.

Referências

ALBUQUERQUE, E. S. d. C. Geometria e Arte: Uma proposta metodológica para o ensino de geometria no sexto ano. Maceió, 2017.

ALVES, A. Interdisciplinaridade e matemática. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.

ARAÚJO, D. C. A. d. Ponto, Linha e Forma: Interdisciplinaridade entre Matemática e Arte. 2008. Dissertação (mestrado em artes) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC, 1998.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática. Brasília: MEC, 2000.

CONTIERO, L. d. O.; GRAVINA, M. A. Modelagem com o Geogebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar? Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, n. 1, 2011.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: Efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011.

LAURO, M. M. Discutindo o ensino de geometria: uma proposta para o ensino dos poliedros regulares. Dialogia, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 177–188, 2008.

LAVILLE, C.; DIONES, J. A Construção do Saber: Manual de Metodologia da Pesquisa em Ciências Humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PEREIRA, P. R. R. Arte e Geometria: Emoção versus razão uma experiência de aprendizagem no ensino fundamental. 2016. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura em artes visuais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

RÊGO, R. G. d.; RÊGO, R. M. d.; VIEIRA, K. M. Laboratório de ensino de Geometria. Campinas: Autores Associados, 2012.

WIKIART. Enciclopédia de Artes Visuais. Disponível em: <https://www.wikiart.org/pt/popular-artists/text-list>. Acesso em: 19 ago. 2019.