Capa da Revista Galo Nº 4 de 2021
Dossiê: Formação docente Ano 2, nº 4 jul./dez. de 2021
Como citar?
 

A influência do lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil

Resumo: Na Educação Infantil, a utilização de metodologias ativas em aula, possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância. É essencial, nesta fase, conhecer o significado de para interpretar o universo lúdico e reconhecer os elementos básicos da ludicidade, pelos quais a criança se comunica com o seu mundo pessoal e com o outro. O presente estudo teve o objetivo expor a influência de atividades lúdicas no desenvolvimento integral da criança que se encontra na Educação Infantil. A análise se deu com uma metodologia de abordagem quantitativo/qualitativa; com objetivos exploratórios e explicativos tendo como foco o procedimento documental. Os resultados apontaram que os diversos projetos pedagógicos desenvolvidos, no período de 2017 a 2019, possibilitaram uma interação e envolvimento, nas atividades propostas aos discentes matriculados, em turmas da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Natal/RN. Os projetos pedagógicos, com abordagem ativa, demonstraram um potencial lúdico entre os discentes da unidade de ensino pesquisada.

Palavras-chave: Projetos. Crianças. Ensino.

Referências

ANTUNES, C. Educação Infantil: Prioridade Imprescindível. Petrópolis: Vozes, 2004.

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.

BACELAR, V. L. E. Ludicidade e educação infantil. Salvador: EDUFBA, 2009.

CANDA, C. N. Aprender e brincar é só começar. In: PORTO, B. d. S. (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: EDUFBA, 2004.

CARVALHO, A. M. C. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

DIDONET, V. Creche: a que veio… para onde vai…. Em aberto, Brasília, v. 18, n. 73, p. 11–27, 2001.

HEYWOOD, C. Uma história da infância: da Idade Média à época contemporânea no Ocidente. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KUHNE, R.; SILVA, G. Os corpos cansados dos que “pegam carrego”. Arquivos em movimento, Rio de janeiro, v. 2, n. 1, p. 39–54, 2006.

LUCKESI, C. Estados de consciência e atividades lúdicas. In: PORTO, B. d. S. (Org.). Educação e ludicidade. Salvador: EDUFBA, 2004.

MODESTO, M. C.; RUBIO, J. A. S. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, 2014.

OLIVEIRA, M. K. O. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998.

PEDROSA, M. I. A emergência de significados entre as crianças nos anos iniciais de vida. Coletânea da ANPEPP, Recife, v. 1, n. 4, p. 49–67, 1996.

PEREIRA, L. H. Ludicidade: algumas reflexões. In: PORTO, B. d. S. (Org.). Ludicidade: o que é mesmo isso? SALVADOR: EDUFBA, 2005.

RIBEIRO, M. L. A afetividade na relação educativa. Estudos psicológicos, Campinas, v. 27, n. 3, p. 403–412, 2010.

SILVA, F. F. d. A vivência lúdica na prática da educação infantil: dificuldades e possibilidades expressas no corpo da professora. 2011. Dissertação (mestrado em educação) – Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei.

SOUSA, M. F. d. V.; MORAES, M. T. d. (Org.). Referenciais Curriculares para a educação infantil. Natal: Secretaria Municipal de Educação, 2008.

VALSINER, J. Ontogeny of co-construcion of culture within socially organized environmental settings. In: VALSINER, J. (Org.). Child development within culturally structured environments. New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 1988.