Capa da Revista Galo Nº 4 de 2021
Dossiê: Formação docente Ano 2, nº 4 jul./dez. de 2021
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A utilização de modelos e analogias como estratégias de ensino e aprendizagem nas aulas de Química

Resumo: Utilizar estratégias de ensino que promovam melhor compreensão de conceitos científicos, pelos alunos, é um desafio para muitos professores de Química da Educação Básica. O estudo do conteúdo, Geometria Molecular, necessário ao entendimento das interações intermoleculares, associado a outros conceitos, muitas vezes, é considerado pelos alunos de difícil compreensão. Nessa perspectiva, o uso de modelos e analogias como estratégias de ensino, podem contribuir com a aprendizagem, proporcionando momentos de reflexão, discussão e participação dos alunos sobre os fenômenos que compõem a natureza. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo apresentar uma proposta didática sobre Geometria Molecular, utilizando, modelos e analogias com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Edgar Barbosa, localizada na cidade de Natal-RN. Para a coleta de dados, foram utilizados princípios da pesquisa qualitativa e quantitativa e como instrumentos de pesquisa foi utilizado um questionário para avaliar os alunos, sobre o conteúdo proposto durante a unidade. Os resultados apontam que a proposta promoveu além da motivação, uma aprendizagem significativa no processo de ensino e da aprendizagem dos conteúdos abordados, que foi evidenciado através das atividades realizadas, como a criação de modelos concretos que possibilitou um maior envolvimento entre eles.

Palavras-chave: Geometria molecular. Modelos. Analogias. Unidades didáticas.

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