Sair da pirâmide e conhecer Além-Nilo: ensino de história do Egito Antigo na Educação Básica
Resumo: Exotismo, mistérios, encantos, pirâmides e faraós, são geralmente coisas que associamos em Educação básica, a aulas de Antiguidade - oriente próximo - Egito Antigo, como se esta civilização/país fosse algo distante, muito diferente se comparado a Antiguidade Clássica. O objetivo desse artigo é apresentar uma proposta de como está pensado o Egito Antigo no livro didático brasileiro, e destacar assim uma possibilidade de novos usos desses textos. De fato, o ensino de história do Egito Antigo no Brasil, segue uma cartilha já estabelecida na qual pouco se faz uso dessa ciência parceira, especializada no assunto que é a Egiptologia. Como a História, essa ciência está em construção, logo, fazer uso de seu discurso em sala de aula, significa fugir do grande rol de nome e datações históricas e focar na realização de uma história participativa, sendo a aula um elo no qual o conhecimento acadêmico expande sua aplicabilidade. Sair da pirâmide e conhecer o além-Nilo significa vislumbrar o Egito Antigo como era e como está atualmente.,
Palavras-chave: Ensino. Egito. Egiptologia. História.
Referências
BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001.
BRAUDEL, F. História e ciências sociais. Lisboa: Editorial Presença, 1990.
CARDOSO, C. F. O Egito Antigo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
FUNARI, P. P. A.; CARVALHO, A. V. Palmares, ontem e hoje. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2015.
GUARINELLO, N. L. História Antiga. São Paulo: Contexto, 2013.
HERÓDOTO. Histórias, Livro II - Euterpe. São Paulo: Edipro, 2016.
RIBEIRO, J. E. Da sincronia à diacronia: os “Três Tempos” da “História Total” de Braudel a partir de um diálogo com Levi-Strauss. OPSIS, v. 9, n. 12, 2009.
SILVA, L. L. T.; GONÇALVES, J. W. O Ensino de História Antiga: algumas reflexões. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28, 2015, Florianópolis.
SILVA, T. R. O sorriso da esfinge: reflexões sobre o ensino do Egito antigo no Brasil. In: LEMOS, R. S. (Org.). O Egito Antigo: novas contribuições brasileiras. Rio de Janeiro: Multifoco, 2014.
TUMBA de 4 mil anos é descoberta no Egito. G1, 15 dez. 2018. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/12/15/tumba-de-4-mil-anos-e-descoberta-no-egito.ghtml>.