Capa da Revista Galo Nº 3 de 2021
Dossiê: História do Rio Grande do Norte Ano 2, nº 3 jan./jun. de 2021
Como citar?
 

Os últimos desejos de um governador português na capitania do Rio Grande do Norte: o testamento de Caetano da Silva Sanchez (1799)

Resumo: Os testamentos são documentos produtos da Idade Média. Assim, ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII a prática de elaborar testamentos se difundiu pela cristandade ocidental. Com isso, o objetivo deste trabalho, é disponibilizar a transcrição do testamento do governador portugueses Caetano da Silva Sanchez, elaborado e aberto no apaga das luzes do século XVIII, especificamente no ano de 1799 nas terras da freguesia de Nossa Senhora da Apresentação na capitania do Rio Grande do Norte.

Referências

MARCÍLIO, M. L. A morte de nossos ancestrais. In: MARTINS, J. S. A morte e os mortos na sociedade brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1983.

RODRIGUES, C.; DILLMANN, M. Desejando pôr a minha alma no caminho da salvação: modelos católicos de testamentos no século XVIII. História Unisinos, São Leopoldo, RS, v. 1, n. 17, p. 1–11, 2013.

SANTOS, A. R. Por uma história da morte: fontes, metodologia e possibilidades interpretativas sobre o Seridó. In: MACEDO, H. A. M.; SANTOS, R. S. (Org.). Capitania do Rio Grande: história e colonização na América portuguesa. Natal: EDUFRN, 2013.