Capa da Revista Galo Nº 3 de 2021
Dossiê: História do Rio Grande do Norte Ano 2, nº 3 jan./jun. de 2021
Como citar?
 

Os caminhos e os desdobramentos da vida, trajetória política e dos discursos e pronunciamentos de Dinarte Mariz

Resumo: O presente trabalho tem por desígnio traçar os percursos analíticos da trajetória de vida e política, como também das reverberações acerca dos discursos e pronunciamentos a partir da figura eminente de Dinarte de Medeiros Mariz. Político este que se firmou no cenário da política nacional e, que por sua vez, deixou marcas registradas na política potiguar a partir de suas raízes no Seridó norte-rio-grandense. Nessa perspectiva o desenvolvimento da narrativa se dará através de um viés que traçará sua vida política mostrando as alianças criadas, os degraus percorridos por Dinarte, levando em consideração que antes de se tornar figura política, ele foi comerciante e agropecuarista, experiências que corroboraram para o seu fortalecimento na vida política. Assim, a partir desses encaminhamentos busca-se concernir o porquê da manutenção no imaginário político e social em torno da figura pública, uma vez que o mesmo conquistou impulsividade pública ocupando vários cargos, entre os quais, prefeito da cidade de Caicó, governador do Estado do Rio Grande do Norte e Senador da República.

Palavras-chave: Dinarte Mariz. Vida. Trajetória Política. Discursos.

Referências

AZEVEDO, S. C.; SILVA, E. A. Figuras e Imagens de Dinarte Mariz: cenas de sua trajetória político e social. 2004. Monografia (Graduação em História) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, RN.

CHARTIER, R. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

COUTO, C. G. Oligarquia e processos de oligarquização: o aporte de Michels à análise política contemporânea. Revista de Sociologia e Política, v. 20, n. 44, p. 47–62, 2012.

DINARTE de Medeiros Mariz | CPDOC. Disponível em: <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/dinarte-de-medeiros-mariz>. Acesso em: 19 jul. 2019.

FERREIRA, M. M. História Oral: velhas questões, novos desafios. In: CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. (Org.). Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier e Campus, 2011.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

LAMARTINE, P. Personagens serra-negrenses. Natal: Sebo Vermelho, 2003.

LEWIN, L. Política e parentela na Paraíba: um estudo de caso a oligarquia de base familiar. Rio de Janeiro: Record, 1993.

LIMA, D. C. Solidão, solidões: uma biografia de Dinarte Mariz. Brasília: Senado Federal, 2003.

LIMA, J. M. Memórias e narrativas políticas: influências da literatura memorialística na produção acadêmica da História do Rio Grande do Norte pós-1945. Mneme — Revista de Humanidades, Caicó, RN, v. 14, n. 32, 2013.

LUCA, T. R. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (Org.). Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2005.

MACHADO, J. B. Perfil da República no Rio Grande do Norte (1889–2003). Natal: Departamento Estadual de Imprensa, 2000.

MAIA, A. S. Dinarte Mariz: vida e luta de um potiguar. Brasília: Edição do autor, 2005.

MARIZ, D. A Vida de um Revolucionário. Brasília: Senado Federal, 1980.

MEDEIROS, M. Dinarte Mariz governou sem chá de cadeira. Natal: Departamento Estadual de Imprensa, 1998.

MORAES, A. C. R. O Sertão: um “outro” geográfico. Revista Terra Brasilis, Rio de Janeiro, v. 4–5, p. 11–23, 2003.

NEVES, E. F. Sertão como recorte espacial e como imaginário cultural. Politeia — História e Sociedade, Vitória da Conquista, BA, v. 3, n. 1, p. 153–162, 2003.

THOMPSON, P. História oral e contemporaneidade. História Oral, n. 5, p. 9–28, 2002.