De como as letras formam um cidadão: os ritos e símbolos da Primeira República na cidade de Parelhas-RN (1928-1930)
Resumo: O trabalho que se apresenta, elenca enquanto temática principal a análise de como o Plano de Propaganda Contra o Analfabetismo, criado no primeiro mandato do prefeito Florêncio Luciano na cidade de Parelhas, entre os anos de 1928 a 1930, trouxe para esse município algumas noções de progresso e civilidade impostos pela Primeira República. Assim, objetivamos com este texto, explorar os desejos de desenvolvimento para a cidade pensados por Florêncio Luciano, compreender em que medida este projeto educativo promoveu novas formas de sociabilidades, e apontar como o discurso desse prefeito estava ligado a uma rede de contatos e influências que pensavam a educação também a nível estadual e nacional. Logo, essa investigação foi possibilitada pela exploração do discurso presente no relatório de mandato, apresentado em 1930 pelo prefeito supracitado, onde foram apontadas algumas intenções e alcances trazidos pelo seu projeto educativo para os alunos parelhenses. Desta feita, com os resultados do aprofundamento da fonte aqui explorada, é perceptível elencar que a partir da leitura e reflexão dessa parte da documentação do plano, aliada à bibliografia consultada, constatamos a composição do espaço educacional parelhense alinhada à ideia de modernização e inserção de novas sociabilidades.
Palavras-chave: Alfabetização. Cartografia educacional. Modernização. Sertão.
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