Capa da Revista Galo Nº 3 de 2021
Dossiê: História do Rio Grande do Norte Ano 2, nº 3 jan./jun. de 2021
Como citar?
 

A institucionalização da Matriz de Santa Luzia na cidade de Mossoró-RN

Resumo: Partindo de motivos culturais e religiosos, a maioria dos municípios brasileiros escolhe um santo católico para apadrinhar aquele local, assim, abençoando-os com sua determinada “graça”. A cidade de Mossoró, do estado do Rio Grande do Norte tem como padroeira Santa Luzia. O presente artigo pretende realizar a discussão acerca da institucionalização da matriz de Santa Luzia, no município de Mossoró-RN, e de que forma esse processo esteve relacionado à elevação do povoado à condição de freguesia. A metodologia utilizada consiste na análise de discursos historiográficos produzidos acerca do tema, bem como a utilização de fontes eclesiásticas, como documentos de transações financeiras e construções de capelas, a fim de compreender quais os aspectos socioculturais que contribuíram à consolidação da referida santa como padroeira de Mossoró.

Palavras-chave: Mossoró. História Eclesiástica. Rio Grande do Norte. Século XIX. Santa Luzia.

Referências

CASCUDO, L. C. Notas e Documentos para a História de Mossoró. Mossoró: Coleção Mossoroense, 2010. Edição especial para o Acervo Virtual Oswaldo Lamartine de Faria. Disponível em: <https://colecaomossoroense.org.br/site/wp-content/uploads/2018/07/Notas-e-Documentos-Para-a-Hist%C3%B3ria-de-Mossor%C3%B3.pdf>. Acesso em: 14 dez. 2020.

DANTAS, A. C. M. Cidades coloniais americanas. Arquitextos, n. 50, 2004. Disponível em: <https://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.050/566>.

FACÓ, R. Cangaceiros e fanáticos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972.

MARX, M. Cidade no Brasil, terra de quem?. São Paulo: Edusp, 1991.

MEDEIROS, A. P. G. Igreja e religiosidade na urbanização de cidades coloniais nas Américas, nos séculos XVI a XVIII. Revista Urutágua, n. 21, 2010.

MONTEIRO, D. M. Caminhos, fazendas, vilas e missões: a Capitania e a consolidação da colonização portuguesa (século XVIII). In: MONTEIRO, D. M. Introdução à história do Rio Grande do Norte. Natal: EDUFRN, 2000.

PARENTE, T. G. O papel da Igreja nas formações das cidades. Revista Clio Histórica, v. 17, n. 1, 1998.

SOUZA, F. F. História de Mossoró. Mossoró: Coleção Mossoroense, 2010. Edição especial para o Acervo Virtual Oswaldo Lamartine de Faria. Disponível em: <https://colecaomossoroense.org.br/site/wp-content/uploads/2018/07/HISTORIA-DE-MOSSORO.pdf>. Acesso em: 3 dez. 2020.