Os percalços da volta às aulas presenciais: protocolos técnicos e cuidados emocionais
Resumo: O presente texto que ora se tece tem como finalidade discutir a volta do ensino presencial nas escolas do Brasil no contexto em que a vacina para o Covid-19 ainda não é uma realidade. Abordando os pontos de vista que são favoráveis ao retorno das aulas, como também, aqueles que são contrários. Para atingir o objetivo foi utilizado matérias de jornais e revista disponíveis nas mídias eletrônicas do Brasil. Percebe-se que o discurso é carregado de poder, assim, usamos do conceito de interdição da palavra usado por Foucault (2012) para entender que as instituições, as categorias socais e o povo possuemum lugar privilegiado ao fazer uso da palavra. Recorreu-se ao entendimento de Spivak (2010) que a categoria discursiva não é monolítica, tendo em vista que, mesmo os subalternos são sujeitos sociais e que são possíveis de lutar contra sua subalternidade. Assim, pode-se constatar que uma volta às aulas, em face da pandemia do Covid-19, sem uma preparação em longo prazo, tanto em questões técnicas quanto emocionais se torna algo prematuro.
Palavras-chave: Educação. Protocolos sanitários. Emoções.
Referências
BHABHA, Homi K. Narrando a nação. In: ROUANET, Maria Helena. Nacionalidade em questão. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. p. 48-59.
CÂMARA MUNICIAPAL DE SÃO PAULO. Artigo: A problemática de uma precoce volta às aulas. 2020. Disponível em: <http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/artigo-a-problematica-de-uma-precoce-volta-as-aulas/>. Acesso em: 6 set. 2020.
CASTRO, Maria da Graça de; ANDRADE, Tânia M. Ramos; MULLER, Marisa C. Conceito mente e corpo através da história. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 11, n. 1, p. 39–43, jan.–abr. 2006. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/pe/v11n1/v11n1a05.pdf>. Acesso em: 7 set. 2020.
CATALDO, M. Hipocondria: revisão. Revista Psiquiatria do Rio Grande do Sul, v. 13, n. 3, 1991, p. 185–90.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
GONÇALVES, Sónia P. Educação no contexto da pandemia: Um olhar sobre o caso de Portugal. 2020. Disponível em: <https://politica.estadao.com.br/blogs/gestao-politica-esociedade/educacao-no-contexto-da-pandemia-um-olhar-sobre-o-caso-de-portugal/>. Acesso em: 18. jun. 2020.
JEAMMET, P.; Reynald, M.; Conoli, S. Manual de Psicologia Médica. São Paulo: Massom, 1989.
LACERDA, Nara. Retorno às aulas coloca em risco a vida de 9,3 milhões de pessoas, aponta Fiocruz. 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/07/22/retorno-as-aulas-coloca-em-risco-a-vida-de-9-3-milhoes-de-pessoas-aponta-fiocruz>. Acesso em: 6 set. 2020.
LOBO, Tales. Retorno às aulas no Rio Grande do Norte é previsto para 5 de outubro. 2020. Disponível em: <http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/retorno-a-s-aulas-no-rn-a-inca-gnita/488993>. Acesso em: 6 set. 2020.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
MORAIS, Cristopher. Os desafios de uma incerta retomada das aulas presenciais. Revista Educação. 2020. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2020/07/15/desafios-aulas-presenciais/>. Acesso em: 6 set. 2020.
NEMIAH, J. A psychodynamic view of psychosomatic medicine. Psychosoméd, 2000, p. 299–303.
RAMOS, D. A psique do corpo: uma compreensão simbólica do corpo. São Paulo: Summus, 1994.
REVISTA EDUCAÇÃO. Volta às aulas presenciais exigirá cuidado com emocional de alunos e professores. 2020. Disponível em: <https://revistaeducacao.com.br/2020/07/09/aulas-emocional-de-alunos/>. Acesso em: 7 set. 2020.
SEEC – Secretaria de Estado da Educação e da Cultura-RN. Educação do RN lança enquete sobre retomada das atividades presenciais. Disponível em: <http://www.educacao.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=239135&ACT=&PAGE=0&PARM=&LBL=ACERVO+DE+MAT%C3%89RIAS>. Acesso em: 6 set. 2020.
SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Pode o subalterno falar? Tradução de Sandra Regina Goulart Almeida; Marcos Pereira Feitosa; André Pereira. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2010.