Capa da Revista Galo Nº 2 de 2020
Tema livre Ano 1, nº 2 jul./dez. de 2020
Como citar?
 

A importância da ludicidade na educação fundamental I e sua relação com a sustentabilidade

Resumo: Esta pesquisa é de caráter qualitativo a partir de pesquisa bibliográfica e documental e tem como foco evidenciar a importância do uso de jogos na Educação Fundamental I, bem como a questão da sustentabilidade e o uso de materiais recicláveis e como ambos podem ser trabalhados no ambiente escolar. O brincar é um momento importante para as crianças, pois é através dele que elas se desenvolvem, tanto na parte física, quanto cognitiva e mental. É fonte de prazer e de conhecimento. Trazer a brincadeira para a sala de aula, a partir dos jogos na Educação Fundamental I é algo que poderá estimular as crianças a aprender de forma diferenciada fugindo dos métodos tradicionais. A partir da questão da sustentabilidade, evidenciamos aos estudantes a importância de se tornarem cidadãos mais conscientes em torno das questões ambientais e que possam continuar a produzir riquezas, mas de uma forma que diminua a degradação do planeta e não comprometa a qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, o uso de jogos para a aprendizagem e a utilização de materiais recicláveis para sua elaboração são temáticas que podem e devem estar presentes no ambiente escolar.

Palavras-chave: Jogos. Ensino-aprendizagem. Materiais sustentáveis.

Referências

ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

BROCK, A.; DODDS, S.; JARVIS, P.; OLUSOGA, Y. Brincar – Aprendizagem para a vida. Tradução: Fabiana Kanan. Porto Alegre: Penso, 2011.

CERISARA, A.; BROUGERE, G.; DANTAS, H.; PERROT, J.; MRECH, L.; AMARAL, M.; KISHIMOTO, T. O brincar e suas teorias. Organização: Tizuko Morchida Kishimoto. São Paulo: Pioneira, 2002.

FRIEDMAN, A. O universo simbólico da criança: olhares sensíveis para a infância. Rio de Janeiro: Vozes, 2005.

GUEVARA, A.; ROSINI, A.; SILVA, J.; CALADO, L.; RODRIGUES, M. Educação para a era da sustentabilidade. São Paulo: Saint Paul, 2011.

NAKAGAWA, M. 101 Dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo. São Paulo: Labrador, 2018.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação, jogo, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar,1976.

RAU, M. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.

SILVA, A. Horta-pedagógica: uma ferramenta de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Instituto Politécnico de Viana do Castelo, 2018.

UBERTI, H.; TONIOLO, J. Pibid IF Farroupilha: compartilhando experiências e aprendizados. São Leopoldo: Oikos, 2015.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2007.