Prática de ensino: jornais — uma fonte histórica, diversos usos como recurso no ensino de história
Resumo: Trabalhando com a didática e a pesquisa em história, o artigo apresenta possibilidades de uso de jornais nas aulas de história. Destaca que entre a história ensinada e a história pesquisada, a acadêmica, parece haver uma distância significativa na linguagem e expressividade da mesma ciência. A proposta do texto é de mostrar que o uso de fontes primárias em sala de aula de educação básica é uma forma prazerosa de melhor alcançar nossos alunos, e os inserir em nossa disciplina como participes da história. Também enfatiza que com o uso do jornal podemos evidenciar que a história acontece cotidianamente, e que ela está para ser contada.
Palavras-chave: Jornais. Ensino. Didática da História.
Referências
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício do historiador. Trad. de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. 1ª reimpressão. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998.
CRUZ, Heloisa de Faria; PEIXOTO, Maria do Rosário Cunha. Na oficina do historiador: conversas sobre história e imprensa. Projeto História, São Paulo, n. 35, p. 253–270, 2007. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/2221>.
DEMENSTEIN, Gilberto. O cidadão de papel: a infância, a adolescência e os Direitos Humanos no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.
DOSSE, François. A História. Trad. de Maria Elena Ortiz Assumpção. Bauru: EDUSC, 2003.
HOBSBAWM, Eric. Sobre história. Trad. de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO. Ciências Humanas e suas Tecnologias. História. Secretaria de Educação Básica. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
SILVA, Márcia Pereira da; FRANCO, Gilmara Yoshira Franco. Imprensa e Política no Brasil: considerações sobre o uso do jornal como fonte de pesquisa histórica. História em Reflexão, Dourados, v. 4, n. 8, jul.–dez. 2010. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/historiaemreflexao/article/view/941>.