Capa da Revista Galo Nº 2 de 2020
Tema livre Ano 1, nº 2 jul./dez. de 2020
Como citar?
 

A pedagogia dos coturnos: uma realidade brasileira, um debate em curso no Rio Grande do Norte

Resumo: O objetivo deste artigo é expor informações sobre a presença de Colégios militares no território brasileiro, para além disso destacar e analisar o processo de militarização do cotidiano das escolas públicas no Brasil contemporâneo. A temática da militarização causa incômodo em muitos educadores em diversas partes do país, não sendo diferente no Estado do Rio Grande do Norte onde o debate está em curso. Sendo assim, os procedimentos na elaboração do texto foram: pesquisas em revistas cientificas; buscas em portais de notícias; investigação em sites institucionais das Forças Armadas; leitura da legislação disponível; exame da bibliografia correlata; fichamento dos materiais; discussão dos fichamentos e a redação preliminar e final. Ao cabo, o processo de militarização do cotidiano escolar é inerente às violações dos direitos humanos, já que é antidemocrático, enterra o direito à livre expressão, sufoca os sentimentos de afetividade e neutraliza a diversidade humana.

Palavras-chave: Brasil. Escola. Militarização.

Referências

ATA DO CONEPPE DE MAIO DE 2019 – Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e lazer.

ATA DO CONEPPE DE JUNHO DE 2019 – Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e lazer.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.

CONSTITUIÇÃO da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf>

CASTRO, Nicholas Moreira Borges de. “Pedagógico” e “Disciplinar”: o militarismo como prática de governo na educação pública do Estado de Goiás. Brasília, 2016. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Brasília.

DECLARAÇÃO Universal dos Direitos Humanos, 1948. Disponível em: <<www.onu-brasil.org.br/documentos_direitoshumanos.php>>

ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: ZAHAR, 1994.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história dos costumes. Trad. Ruy Jungmann. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

Entrevista com gestor militar do Colégio Militar de Brasília. Disponível em: <<www.eb.mil.br>>.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Trad. Raquel Ramalhete. 38 ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

FLORES, Elio Chaves; FERREIRA, Lúcia de Fátima Guerra; MELO, Vilma de Lurdes Barbosa (Orgs.). Educação em Direitos Humanos & Educação para os Direitos Humanos. João Pessoa: EdUFPB, 2014.

GUIMARÃES, Paula Cristina Pereira. Os novos modelos de gestão militarizadas das escolas estaduais de Goiás. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 29, Brasília, 2017. Contra os preconceitos: história e democracia. Disponível em: <https://www.snh2017.anpuh.org>

GUIMARÃES, Paula Cristina Pereira; LAMOS, Rodrigo de Azevedo Cruz. Militarização das escolas da Rede Estadual de Goiás: a nova ordem conservadora. Revista pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 43, p. 66–88, jan.–abr. 2018.

GUTIERREZ, José Paulo; URQUIZA, Antônio H. Aguilera (Org.). Diretos Humanos e Cidadania: desenvolvimento pela educação em Direitos Humanos. Campo Grande: EdUFMS, 2013.

GRANDE PONTO, portal de notícias. Disponível em: <https://www.grandeponto.com.br/>.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10. ed. Rio de Janeiro: PD&A, 2005.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1992.

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Senado Federal. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 24 abr. 2019.

MANIFESTO dos Pioneiros da Educação Nova(1932) e dos Educadores (1959). Recife: Massangana, 2010.

Ministério da Educação — <https://www.mec.gov.br/>.

POSSAMAI, Paulo Cesar. (Org.). Conquistar e defender: Portugal, Países Baixos e Brasil – Estudos de história militar na Idade Moderna. São Leopoldo: Oikos, 2012.

PUNTONI, Pedro. A Guerra dos Bárbaros: povos indígenas e a colonização do sertão nordeste do Brasil, 1650–1720. São Paulo: HUCITEC, 2002.

RICCI, Rudá. A militarização das escolas públicas. Le Monde Diplomatique Brasil, Brasil, ed. 134, 31 ago. 2018. Disponível em: <https://www.diplomatique.org.br/a-militarizacao-das-escolas-publicas>. Acesso em: 25 mai. 2019.

RODRIGUES, Fernando da Silva. História do ensino militar: entre a teoria e a prática profissional no Exército Brasileiro. Navigator – subsídios para história marítima do Brasil, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 86–98, 2016.

ROSA, Fabiana Teixeira da. Pesquisa educacionais em colégios militares do Brasil: estado da Arte. In: COLÓQUIO ENSINO MÉDIO, 7, UFSC – Florianópolis, 2012. História e Cidadania.

SANTOS, Catarina de Almeida; PEREIRA, Rodrigo da Silva. Militarização e escola sem partido: duas faces de um mesmo projeto. Revista Retrato da Escola, Brasília, n. 12, v. 23, p. 255–270, jul.–out. 2018.

SINGER, André. Os sentidos do Lulismo: reforma gradual e pacto conservador. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

TV ASSEMBLEIA DO RIO GRANDE DO NORTE — <http://www.al.rn.gov.br/portal/tv>.

VENÂNCIO, Renato Pinto. Os aprendizes da guerra. In: DEL PRIORE, Mary (Org.). História das crianças no Brasil. 7.ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 192–209.