Richard serra e o valor do peso
Resumo: O artigo se propõe a discutir o valor do peso na obra poética do artista Richard Serra, entendida como o esforço em explorar amplamente a utilização da materialidade do aço e da gravidade, juntamente com a valorização do espaço expositivo enquanto componente essencial de suas obras. Para isso, são feitas análises de “Fernando Pessoa” (2008), “Equal Parallel/Guernica-Bengasi” (1986) e “Torqued Ellipse IV” (1998). Busca-se encontrar conexões entre os três trabalhos, por meio do que Rosalind Krausschamou de “local demarcado”. Explora-se como cada um deles provoca e desconcerta a noção de experiência física, espacial e temporal através da relação entre materiais, espaços arquitetônicos, formas e técnicas utilizadas pelo artista.
Palavras-chave: Artecontemporânea. Pós-Minimalismo. Escultura.
Referências
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
BRITTO, Ana Beatriz Rodrigues de. Richard Serra: Escultura. (dissertação de mestrado) Departamento de História – PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2018.
CELANT, Germano. Arte Povera. Nova York: Praeger Publishers, 1969.
FRAJNDLICH, Rafael Urano. Um debate americano: mediação, escultura e arquitetura — sobre a entrevista de Peter Eisenman a Richard Serra em 1983. ARS (São Paulo), v. 7, n. 13, p. 50-63. São Paulo: jun. 2009.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Lisboa: Edições 70, 2017.
KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. Arte e Ensaios, Revista do PPAV/EBA/ UFRJ, 2008.
KRAUSS, Rosalind. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.
SERRA, Richard. Escritos e Entrevistas. In: ESPADA, Heloisa (Org.). Textos de Richard Serra. 1967-2013. Trad. Paloma Vidal. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2014.
SERRA, Richard. Richard Serra: a era das estrelas da arquitetura está em declínio. Revista Época. Rio de Janeiro, 29 mai. 2014.