Capa da Revista Galo Nº 1 de 2020
Dossiê: Imagem, patrimônio e educação Ano 1, nº 1 jan./jun. de 2020
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Representação das negras e dos negros no Museu Histórico de Crato-CE: invisibilidade e silenciamento

Resumo: O presente artigo tem como objetivo discutir sobre o lugar do povo negro nos espaços de memória bem como quais narrativas são construídas acerca da história desse grupo étnico, tomando como ponto de partida o Museu Histórico Fundação Cultural José de Figueiredo Filho, na cidade de Crato-CE. O embasamento teórico tomou como referência a tese Teatro de memórias, palco de esquecimentos: culturas africanas edas diásporas negras em exposiçõesde Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha, de 2006. A metodologia consistiu em uma visita de campo ao museu, no mês de abril de 2019, com licenciandos bolsistas do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, projeto do qual a autora deste artigo fez parte como supervisora do subprojeto multidisciplinar, o qual tinha como eixos norteadores: Gênero, Raça e Poder. Os procedimentos utilizados foram inicialmente a visita ao referido museu e, posteriormente, roda de conversa para socialização e problematização dos discursos acerca das presenças e das ausências legitimadas por esta instituição acerca do povo negro.

Palavras-chave: Representação. Espaços de memória. Invisibilidade. Silenciamento.

Referências

CUNHA, Marcelo Nascimento Bernardo da. Teatro de memórias, palco de esquecimento: culturas africanas e das diásporas negras em exposições. 2006. Tese (Doutorado em História Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.