Capa da Revista Galo Nº 1 de 2020
Dossiê: Imagem, patrimônio e educação Ano 1, nº 1 jan./jun. de 2020
Como citar?
 

Um senhor de engenho na cidade do Natal colonial: invisibilidade e silenciamento

O objetivo deste estudo, é apresentar a comunidade de pesquisadores em História a transcrição do testamento do Capitão Manuel Alvares de Morais Navarro e Senhor de engenho no termo da Cidade do Natal. Com isso, buscando preservar o documento original elaborado na segunda metade do século XVIII, que atualmente encontra-se sob a guarda do arquivo do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.

Referências

MARCÍLIO, Maria Luiza. A morte de nossos ancestrais. In: MARTINS, José de Souza. A morte e os mortos na sociedade brasileira. São Paulo: HUCITEC, 1983.

RODRIGUES, Cláudia, DILLMANN, Mauro. Desejando pôr a minha alma no caminho da salvação: modelos católicos de testamentos no século XVIII. História Unisinos, São Leopoldo, v. 1, n. 17, p. 1-11, jan./abr. 2013.

SANTOS, Alcineia Rodrigues dos. Por uma história da morte: fontes, metodologia e possibilidades interpretativas sobre o Seridó. In: MACEDO, Helder Alexandre Medeiros; SANTOS, Rosenilson da Silva (Org.). Capitania do Rio Grande: história e colonização na América portuguesa. Natal: EDUFRN, 2013.