Capa da Revista Galo Nº 1 de 2020
Dossiê: Imagem, patrimônio e educação Ano 1, nº 1 jan./jun. de 2020
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História da educação do campo e ensino de geografia na amazônia belterrense: desafios e perspectivas

Resumo: Este artigo objetiva contribuir com discussões teórico-metodológicas no ensino de geografia para alunos do ensino fundamental II de uma Escola do Campo do município de Belterra-PA e propor metodologias de ensino para as turmas do 6º ano na escola municipal Professora Vitalina Motta. A escola está localizada no Km 37 da BR-163, comunidade do Trevo, município de Belterra, oeste do Pará, Amazônia brasileira. Foram realizadas revisão teórica-conceitual e pesquisas documentais para compreender a história da Educação do Campo e ensino de geografia e o trabalho de campo, observações diretas nas aulas de geografia, entrevistas não estruturadas e conversas informais aplicadas a professores, alunos, servidores da escola e camponeses/camponesas. Pensar em novas metodologias de ensino para as Escolas do Campo contribui com a formação para cidadania dos povos do campo e reconhece o processo histórico de lutas sociais e Re-existências territoriais camponesas.

Palavras-chave: Geografia. Educação do campo. Metodologia. Belterra-PA.

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