Cenas cotidianas e tensão social no conto “A sociedade”, de António de Alcântara Machado
Resumo: As relações entre a Literatura e a História são múltiplas e de longa data, com diversos graus de aproximação e distanciamento entre ambas. Uma das possibilidades de aproximação entre os dois campos de conhecimento é o do uso de obras literárias como fonte privilegiada para a interpretação de contextos sociais não mais existentes, ainda que essa interpretação não possa nunca ser considerada como única e absoluta. É a esse tipo de exercício de aproximação que se propõe o presente artigo: partindo do conto “A sociedade”, de António de Alcântara Machado, estudar algumas cenas do cotidiano das comunidades de imigrantes italianos na cidade de São Paulo na primeira metade do século passado. Para isso, as páginas seguintes se valerão tanto da obra citada do autor modernista quanto de referenciais teóricos que versam sobre os temas de Literatura e História, a fim de verificar como as tensões sociais entre imigrantes italianos e paulistas de “quatrocentos anos” apresentam-se literariamente no conto de Alcântara Machado.
Palavras-chave: Literatura brasileira. Modernismo. António de Alcântara Machado. História do Brasil. Imigração italiana.
Referências
BARBOSA, F. d. A. Nota sobre António de Alcântara Machado. In: MACHADO, A. d. A. Novelas paulistanas. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1979.
BURKE, P. (Org.). A escrita da história. São Paulo: UNESP, 2011.
HELLER, A. O cotidiano e a história. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.
LE GOFF, J. As mentalidades: uma história ambígua. In: LE GOFF, J.; NORA, P. História: novos objetos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves editora, 1995.
MACHADO, A. d. A. Brás Bexiga e Barra Funda: notícias de São Paulo. São Paulo: Editorial Helios, 1927.
MACHADO, A. d. A. António de Alcântara Machado e o Modernismo. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1970.
MACHADO, A. d. A. Brás Bexiga e Barra Funda: notícias de São Paulo. Belo Horizonte: Livraria Garnier, 2002. Edição fac-similar comemorativa dos 80 anos da Semana de Arte Moderna (1922–2002).
MARTINS, J. d. S. São Paulo no século XX: primeira metade. São Paulo: Editora Poiesis, 2011. (Coleção História Geral do Estado de São Paulo, v.~4).
RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. São Paulo: Editora 34, 2005.
SIQUEIRA, S. A. d. Literatura: uma fonte pouco explorada do conhecimento histórico. Revista de História, São Paulo, v. 52, p. 577–591, 1975.
TRENTO, A. Do outro lado do Atlântico: Um século de imigração italiana no Brasil. São Paulo: Editora Nobel, 1989.