A importância do Espaço Escolar para o ensino-aprendizagem a luz de um estudo de caso
Resumo: Objetiva-se com este estudo analisar a percepção da importância do espaço físico escolar como estratégia pedagógica para o ensino-aprendizagem. No decorrer da pesquisa apresenta-se noções sobre o conceito de espaço físico escolar, sua percepção pela comunidade escolar, e influência na cultura organizacional da gestão. O estudo de caso foi realizado na Escola Estadual Tiradentes, localizada na cidade de Natal/RN, numa abordagem quantitativa/qualitativa, com metodologia de natureza aplicada e caráter exploratório. Diante dos dados coletados os resultados mostram o reconhecimento da influência do espaço físico no processo de ensino-aprendizagem, as carências estruturais inerentes aos processos curriculares que nelas acontecem, assim como a percepção do espaço como uma dimensão social, cultural e simbólica.
Palavras-chave: Espaço físico escolar. Organização escolar. Gestão escolar.
Referências
APPLE, M. W. The John Dewey Lecture. São Francisco: [s.n.], 1992.
BEISIEGEL, C. d. R. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco — Editora Massangana, 2010.
CAMARGO, D. d. Psicologia Organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração, 2012.
CARPINTERO, A. C.; ALMEIDA, J. G. Teorias do espaço escolar. Brasília: EDUNB, 2009.
DÓREA, C. R. D. A Arquitetura escolar como objeto de pesquisa em História da Educação. Educar em Revista, Curitiba, n. 49, p. 161–181, 2013.
HORA NETO, J. A. Dinâmica de expansão urbana de Ceará-Mirim-RN: aspectos locais e metropolitanos? 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Urbanos e Regionais) – UFRN, Natal.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
LÜCK, H. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Petrópolis: Vozes, 2011.
MONTOITO, R.; LEIVAS, C. P. A Representação do Espaço na Criança, segundo Piaget: Os processos mentais que a conduzem à formação da noção do espaço euclidiano. VIDYA, Santa Maria, v. 32, n. 2, p. 21–35, 2012.
PARO, V. H. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo: Cortez, 2016.
PROJETO Político-Pedagógico da Escola Estadual Tiradentes.
SACK, R. D. Human territoriality: Its theory and history. Cambridge: Cambridge university press, 1986.
SANTOS, M. O Espaço do Cidadão. São Paulo: EDUSP, 2014.
TEIXEIRA, A. S. O problema do prédio escolar. Jornal do Commercio, Rio de Janeiro, p. 5–6, 30 mar. 1934.