Educação Ambiental nos livros de Geografia: uma análise temática
Resumo: Este artigo baseou-se no levantamento envolvendo uma amostragem de nove volumes de livros didáticos de geografia que eventualmente poderiam ser adotados pelas escolas públicas da rede estadual de ensino no Rio Grande do Norte — triênio 2018–2020. O objetivo desse artigo foi fazer uma análise de quanto e como é abordado a temática e as questões ambientais nos mesmos. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa com objetivo exploratório. No que diz respeito aos procedimentos técnicos o trabalho é documental. A pesquisa, levantamento e análise dos dados coletados possibilitou verificar possíveis exageros, eficiências e ou deficiências, pôde apresentar um panorama das questões ambientais em uma disciplina que a priori está diretamente interligada com o meio ambiente em suas várias vertentes de estudo e discussões. Desta forma pôde-se verificar que os livros didáticos da ciência geográfica, de um modo geral, utilizados por nossos discentes, em nossa pesquisa, ficaram abaixo do que se poderia considerar eficiente e satisfatório na conexão, com as dimensões ambientais atuais, com seus desafios e avanços, no processo de ensino aprendizagem, visando a busca de proporcionar meios para a construção de uma sociedade mais crítica e consciente.
Palavras-chave: Educação. Livros. Temática Ambiental. Geografia.
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