Reflexões sobre o fazer pedagógico dos professores do Centro Estadual de Educação Profissional Doutor Ruy Pereira dos Santos
Resumo: O presente artigo pondera sobre o fazer pedagógico dos professores do Centro de Educação Profissional Doutor Ruy Pereira dos Santos, localizado em São Gonçalo do Amarante/RN, com vistas a refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas nessa instituição nos dois primeiros anos de seu funcionamento. Utilizamos como referenciais teóricos: Ciavatta (2005), Ramos (2005, 2008), Moura (2010) e Freire (1996). A metodologia consistiu na observação participante com base em Minayo (2007), para compreender como se deu o processo inicial de funcionamento dos Centros de Educação Profissional no Rio Grande do Norte e também para observar o trabalho pedagógico dessa instituição de ensino; além disso, recorremos à pesquisa bibliográfica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com base nas observações feitas in locus. Essa pesquisa é relevante, pois apresenta um panorama do funcionamento e das práticas pedagógicas presentes no Centro bem como uma reflexão sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. Os resultados apontam que o fazer pedagógico do CEEP Dr. Ruy Pereira dos Santos busca atender a uma dimensão do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, visando desenvolver um trabalho na perspectiva da formação humana integral.
Palavras-chave: Ensino Médio Integrado, Educação Profissional, Práticas Pedagógicas.
Referências
BRASIL. Decreto 5.154, de 23 de julho de 2004: Regulamenta o § 2º do art. 36 e os Arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 2004.
CIAVATTA, M. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
MACHADO, M. M. A avaliação da produção das pesquisas sobre o Proeja: impactos da implantação do programa. In: MOURA, D. H. (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas: Mercado de Letras, 2013.
MINAYO, M. C. d. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec, 2007.
MOURA, D. H. Algumas possibilidades de organização do ensino médio a partir de uma base unitária: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO — PERSPECTIVAS ATUAIS, 1, 2010, Belo Horizonte.
NASCIMENTO, M. N. d.; SILVA, J. M. N. d. Políticas para Educação Profissional: o programa Brasil Profissionalizado em cena. In: COLÓQUIO NACIONAL, 4, 2017, Natal. A produção do conhecimento em educação profissional: a reforma do ensino médio (Lei 13.415/2017) e suas implicações para a educação profissional.
RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Org.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.
RAMOS, M. Concepção do ensino médio integrado. 2008. Texto apresentado em seminário promovido pela Secretaria de Educação do Estado do Pará.
YARED, I. O que é interdisciplinaridade? In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade?. São Paulo: Cortez, 2008.