Capa da Revista Galo Nº 4 de 2021
Dossiê: Formação docente Ano 2, nº 4 jul./dez. de 2021
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Leitura literária e o leitor na era digital

Resumo: No contexto da cultura digital, esta pesquisa teve como objetivo investigar a leitura literária nos ambientes tecnológicos da informação e as práticas de leitura na formação do leitor na perspectiva do letramento digital e literário. Para tanto, o campo teórico foi o dos estudos da cibercultura aplicados à literatura. Outrossim, a metodologia utilizada foi a bibliográfica, que objetivou conhecer as diferentes contribuições sobre a leitura na era tecnológica. Para isso, na fundamentação teórica, observaram-se as mudanças dos hábitos de leitura dos leitores e os efeitos das tecnologias para a literatura (ONG, 1996; LÉVY, 1999; MARCUSCHI, 2001), a literatura na era digital (XAVIER, 2009; ALMEIDA, 2005), e as novas práticas de leitura e o perfil do novo leitor literário (PRENSKY, 2001; SANTAELLA, 2004). Foi possível concluir que, no conjunto da observação, o pleno desenvolvimento de um leitor crítico e imersivo, no que tange aos conjuntos do letramento digital e literário, só podem de ser edificadas perante o entrelaçamento por parte dos potenciais de dispositivos móveis e de objetos técnicos mais adequados, como leitores digitais, considerando uma imersão efetiva e consciente na cultura digital e na cibercultura, sem os quais os procedimentos do leitor crítico e do leitor imersivo se tornam precisos.

Palavras-chave: Leitura literária. Cibercultura. Cultura digital. Leitor crítico. Leitor imersivo.

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