Capa da Revista Galo Nº 1 de 2020
Dossiê: Imagem, patrimônio e educação Ano 1, nº 1 jan./jun. de 2020
Como citar?
 

Subindo a avenida. a cidade voltada para o rio, dá as costas para o rio: uma antropogeografia da avenida eduardo ribeiro e a reforma urbana de Manaus

Resumo: O artigo apresenta uma análise geohistórica da refundação, da reformaurbanística que foi operada em Manaus no decurso do século XIX, e limiar do XX, destacando a Avenida Eduardo Ribeiro como principal ponto desse processo. Pela análise das fontes e do correr da pesquisa, apresentamos que o desenvolvimento da cidade, que antes partia para de uma geografia naturalmente amazônica ligada ao rio, e suas sociabilidades, vai entrar em choque com o advento da modernidade e a riqueza proporcionada pela extração e comercio da borracha, impondo a Manaus um enquadramento nos padrões de “civilidade e cultura” que imperavam na Belle Époque. O texto parte de pressupostos interdisciplinares: interligamos conceitos e categorias geográficas com teorias e fontes históricas, categorias antropológicas nos proporcionando assim bem revelar o fenômeno urbano presente no ecúmeno, e suas diferentes idiossincrasias nesse espaço habitado. Apresenta uma análise de como foi a experiência da cidade de Manaus ao vivenciar a expansão urbana proporcionada pela exploração do ciclo econômico da borracha, ao fim do século XIX, início do XX. Propomos apresentar como uma cidadezinha, de tipologia interiorana e ainda na condição de Vila, cresceu, e expandiu-se tornando-se cidade, em um tempo rápido.

Palavras-chave: Cidade de Manaus. Transformação. Avenida. Modernidade.

Referências

AB’SABER, Aziz Nacib. A cidade de Manaus: Primeiros Estudos. In: Amazônia do Discurso a práxis. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

DAOU, Ana Maria. A Cidade, o Teatro e o Paiz das Seringueiras: práticas e representações da sociedade amazonense na passagem do século XIX–XX. Rio de Janeiro: Rio Book’s, 2014.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. Trad. de Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Centauro, 2001.

LIMA, Marcos Castro de. A Cidade, o Urbano e o Rio na Amazônia. In: Revista ACTA Geográfica, ANO II, n. 3, jan./jun. de 2008.

MESQUITA, Otoni Moreira. La Belle Vitrine: Manaus entre dois tempos (1890–1900). Manaus: Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA, 2009).

OLIVEIRA, José Aldemir de. Espaço-Tempo de Manaus: a natureza das águas na produção do espaço urbano. In: Revista Espaço e Cultura. UERJ. n. 23. Rio de Janeiro: jan./jun. de 2008, p. 33–41. Disponível em: <http://www.e-publicacoes.uerj.br>. Acesso em: 2 set. 2009.

OLIVEIRA, José Aldemir. A Cultura nas (das) pequenas cidades da Amazônia Brasileira. Comunicação apresentada no VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. setembro de 2004. Disponível em: <http://www.ces.ue.pt/lab2004/inscriçao/pdfs/painel74>. Acesso em: 2 set. 2009.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.