A metodologia de avaliação por pares usada pela Galo
A Revista Galo garante a idoneidade do processo de avaliação às cegas por pares. Todos os textos submetidos à revista passam por avaliação às cegas, temos um corpo científico competente e profissional que analisa todos os artigos que chegam até nós. Compete ao Conselho Científico e Editorial a apreciação acerca da pertinência da proposta de submissão em relação à linha editorial da Revista Galo, bem como quanto à observância das normas de publicação.
O processo de avaliação às cegas se dá logo quando recebemos um texto. Nós ocultamos sua autoria, e depois o enviamos para dois pareceristas. Que analisam e fazem críticas e observações sobre o texto e a metodologia empregada. Em seguida eles nos enviam seus pareceres via e-mail. Se as duas avaliações divergirem, um terceiro parecerista também avaliará numa terceira rodada da avaliação.
A política para avaliação de artigos, resenhas e outros textos está fundamentada nos princípios de análise por pares, especialistas no tema do artigo, em sistema “duplo cego”.
Os artigos aprovados são remetidos aos autores com as devidas sugestões e, posteriormente, para revisão final do Corpo Editorial, podendo, ainda nesta fase, serem rejeitados, caso não preencham os requisitos de qualidade científica exigidos pela Revista Galo.
Os artigos seguem um critério de ordem de submissão, e os aprovados poderão não ser publicados imediatamente, podendo o texto ter sua publicação eventualmente agendada para edições subsequentes.
Os textos não recomendados para publicação por pareceristas ad hoc, serão devolvidos aos seus autores, juntamente aos pareceres desfavoráveis à sua publicação.
Qualquer artigo—nacional ou estrangeiro—recebido é submetido ao sistema de avaliação por par cega (blind peer review). O processo de seleção de avaliação de traduções, pesquisas e resenhas será feito pelos membros do Conselho Científico/Editorial, mas é aberto a indicações de toda a comunidade científica.
Entenda a avaliação por pares
A avaliação por pares—em inglês, peer review—é a revisão de um trabalho científico por especialistas da área do conhecimento do trabalho submetido para avaliação, por isso chamado de pares.
Os chamados pareceristas são responsáveis por avaliar o manuscrito e apresentar uma análise e crítica do texto para auxiliar o editor na tomada de decisão, se o texto será aceito ou não no periódico. Por exemplo, os pareceristas indicam se o artigo deve ser aceito sem modificações, se deve ser recusado, ou se precisa de revisão e nova submissão. O trabalho do parecerista ad hoc sugere formas de aprimoramento do texto e é uma etapa importante no processo de publicação de um artigo científico.
Atualmente é unânime, entre os editores, autores, e pareceristas, a ideia de que a revisão por pares auxilia na qualidade dos artigos e dos periódicos acadêmicos. Essa importante etapa é também um critério de admissão e permanência das revistas na plataforma SciELO-Brasil, essa responsável pela análise do corpo científico de editores e pareceristas de um periódico. Logo, é importante que os periódicos invistam em um grupo eficiente de profissionais reconhecidos em seu corpo editorial.