Neste número, Galo apresenta um dossiê sobre a produção historiográfica do ensino de história na universidade.
Sumário
Editorial
Editorial
por bruno balbino aires da costa e saul estevam fernandes
Dossiê O saber histórico nas universidades: ensino e historiografia no espaço acadêmico
Um ensaio sobre o currículo do curso de História da Universidade de São Paulo e a questão do debate em torno da formação do professor-pesquisador no contexto da reforma universitária
por bruno balbino aires da costa
Manipular o tempo e desenrolar a bobina ao contrário
por matheus oliveira da silva
Passados cruzados: as histórias da historiografia brasileira de Astrogildo Rodrigues de Melo e Pedro Moacyr Campos (1951–1961)
por diego josé fernandes freire
Artigos livres
Um olhar sobre as manifestações do patrimônio edificado em Pirenopólis, Goiás: imagem, memória e a paisagem da cidade
por gledson r. nascimento
Palacete Visconde da Palmeira: testemunho material da sociabilidade pindamonhangabense
por brenda laisa morais e andré luis de souza alvarenga
A família como atenuante da pena: casos de Sacrilégio no Bispado de São Paulo 1745–1800
por walter mesquita barroso
Monarquia corporativa e escravidão: apontamentos para uma reflexão sobre a administração política e as relações escravistas no Império Colonial Português
por bruno martins de castro
Tarefa inglória: resenha de “Teorizar e aprender e ensinar História”, organizado por Marcia de Almeida Gonçalves (FGV, 2020)
por itamar freitas e margarida maria dias de oliveira
Transcrição
As reduções de um herege: certidões de batismo de um luterano na América portuguesa (1754–1756)
por jadson ramos de queiroz
Prática docente
Um olhar de estranhamento: subjetividades nos percursos da vida e do trabalho docente em 2014
por antônia lucivânia da silva
Prosa e poesia
Noite de inverno
por mateus roque da silva