A rememoração elitista da abolição da escravidão na “Terra da Liberdade”, no século XX
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir de uma perspectiva historiográfica, o uso da memória acerca da abolição da escravidão em Mossoró, Rio Grande do Norte. Analisando a própria história contada sob a ótica das elites locais, o trabalho visa então compreender como e a partir de que essa memória foi construída no imaginário local, bem como ela se manifestou para além do campo epistemológico e adentrou os espaços urbanos. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos, a pesquisa debruçou-se sobre a análise de periódicos abolicionistas da época estudada, que fossem de âmbito regional, bem como a utilização de artigos científicos que tratam do tema da abolição da escravidão a nível local e nacional. O estudo conclui até o presente momento que a memória dos fatos relacionados ao processo abolicionista de Mossoró tomou um partido elitista e branco, excluindo do passado “glorioso” o protagonismo dos negros escravizados.
Palavras-chave: Memória. Escravizados. Mossoró.
Referências
ALMEIDA, L. M. M. d. A. Os últimos anos da escravidão negra na província do Rio Grande do Norte. Natal: UFRN, 1999.
FALCÃO, M. L. No labirinto da memória: fabricação e uso político do passado de Mossoró pelas famílias Escóssia e Rosado (1902–2002). 2018. Tese (Doutorado em História Social) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.
HOOKS, B. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: Elefante, 2019.
MACHADO, L. 128 Anos da Escravidão no Brasil. Estado de Minas, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2016/05/13/noticia-especial-enem,762306/128-anos-da-abolicao-da-escravidao-no-brasil.shtml>. Acesso em: 11 dez. 2020.
MALAQUIAS, C. d. O. Apresentação do dossiê. Temporalidades, Belo Horizonte, v. 9, n. 3, p. 1–6, 2017.
NABUCO, J. O Abolicionismo. Londres: Typographia de Abraham Kingdon, 1883.
NONATO, R. História Social da Abolição em Mossoró. Mossoró: Fundação Vingt-un Rosado, 2015.
PEDROSA, J. O aprendiz de Spartacus. Natal: Offset Editoria, 2018.
ROLIM, I. E. F. R.; et al. A Saga da Abolição Mossoroense: Livro I. Edição especial para o Acervo Virtual Oswaldo Lamartine de Faria. Mossoró: [s.n.], 2002.
SANTOS, S. d. S. Sociedade Libertadora Norte-riograndense e o fim da escravidão no Rio Grande do Norte. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) – Universidade de Brasília, Brasília.
SCHWARCZ, L. M.; STARTING, H. M. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. [s.l. s.n.], 1963.