A alfabetização cartográfica nos livros didáticos de Geografia utilizados na Educação de Jovens e Adultos: estudo de caso
Resumo: O artigo discute sobre a abordagem feita sobre a alfabetização cartográfica nos livros didáticos de Geografia utilizados na Educação de Jovens e Adultos, através da análise dos conteúdos de cartografia elencados na obra Maria Angélica Tozarini Teixeira “Caminhar e transformar: Geografia, Educação de Jovens e Adultos. Constata-se que os conteúdos propostos favorecem uma alfabetização cartográfica de forma parcialmente, enquanto outros não contemplam uma aprendizagem significativa, tendo em vista desconsiderar a realidade dos educandos, assim como o material imagético e contextualização são insuficientes.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Alfabetização cartográfica. Ensino de Geografia.
Referências
ALMEIDA, R. D. d. Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007.
ALMEIDA, R. D. d. Novos Rumos da Cartografia Escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2001.
REGO, N.; CASTROGIOVANNI, A. C.; KAERCHER, N. A. (Org.). Geografia práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegra: Artmed, 2007.
ROSSETTI, C. M. S. Andragogia: modelo de facilitação de aprendizagem de adultos. SBDG, n. 6, 2013.
SILVA, E. d. C. e.; SILVA, N. M. d. A abordagem do espaço rural nos livros didáticos de geografia do Ensino Médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 10, 2009, Porto Alegre.
TEIXEIRA, M. A. T. Caminhar e transformar: Geografia, anos finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: FTD, 2013.