A influência do lúdico no processo de aprendizagem na Educação Infantil
Resumo: Na Educação Infantil, a utilização de metodologias ativas em aula, possibilita compreender o desenvolvimento da criança pela forma e pela linguagem lúdica específicas da infância. É essencial, nesta fase, conhecer o significado de para interpretar o universo lúdico e reconhecer os elementos básicos da ludicidade, pelos quais a criança se comunica com o seu mundo pessoal e com o outro. O presente estudo teve o objetivo expor a influência de atividades lúdicas no desenvolvimento integral da criança que se encontra na Educação Infantil. A análise se deu com uma metodologia de abordagem quantitativo/qualitativa; com objetivos exploratórios e explicativos tendo como foco o procedimento documental. Os resultados apontaram que os diversos projetos pedagógicos desenvolvidos, no período de 2017 a 2019, possibilitaram uma interação e envolvimento, nas atividades propostas aos discentes matriculados, em turmas da Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Natal/RN. Os projetos pedagógicos, com abordagem ativa, demonstraram um potencial lúdico entre os discentes da unidade de ensino pesquisada.
Palavras-chave: Projetos. Crianças. Ensino.
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