Mapas da cidade: textos, imagens e imaginários
Resumo: O presente artigo tem como objetivo buscar as representações da cidade de São Paulo das duas primeiras décadas do século XX, por meio do diálogo entre imagens e textos produzidos no período, com destaque a António de Alcântara Machado. Pela articulação entre a concretude citadina e algumas produções fotográficas e literárias, pretendemos analisar a formação de determinados imaginários urbanos ligados à modernidade. Igualmente, intentamos contribuir ao debate entre História e Cidade.
Palavras-chave: História e Cidade. História e Literatura. Modernidade.
Referências
ANDRADE, R. M. F. Vida literária: António de Alcântara Machado — Brás, Bexiga e Barra Funda. In: LARA, C. Comentários e notas à edição fac-similar de 1982 de Brás, Bexiga e Barra Funda, de António de Alcântara Machado. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1982.
ARANHA, L. Cocktails: poemas. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BERMAN, M. Um século em Nova York: espetáculos em Times Square. São Paulo: Cia. das Letras, 2009.
BOSI, A. História concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2006.
BRESCIANI, M. S. M. História e historiografia das cidades, um percurso. In: FREITAS, M. C. (Org.). Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 2014.
DAMY, M. O espírito dos livros: Brás, Bexiga e Barra Funda, de António de Alcântara Machado. In: LARA, C. Comentários e notas à edição fac-similar de 1982 de Brás, Bexiga e Barra Funda, de António de Alcântara Machado. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1982.
UM DIA em Nova York. EUA: Columbia Pictures, 1949. (98 min. color.).
GAMA, S. Às segundas. In: LARA, C. Comentários e notas à edição fac-similar de 1982 de Brás, Bexiga e Barra Funda, de António de Alcântara Machado. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1982.
KOSSOY, B. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
KOSSOY, B.; FERNANDES JÚNIOR, R.; SEGAWA, H. (Org.). Guilherme Gaensly. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
MACHADO, A. A. Meditatio Mortis. In: MACHADO, L. T. António de Alcântara Machado e o Modernismo. Rio de Janeiro: José Olympio, 1970.
MACHADO, A. A. Contos Reunidos: Brás, Bexiga e Barra Funda; Laranja da China; e outros contos. São Paulo: Ática, 2003.
PESAVENTO, S. J. O imaginário da cidade: visões literárias do urbano — Paris, Rio de Janeiro, Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2002.
PESAVENTO, S. J. História História Cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
RIBEIRO, J. Brás, Bexiga e Barra Funda. In: LARA, C. Comentários e notas à edição fac-similar de 1982 de Brás, Bexiga e Barra Funda, de António de Alcântara Machado. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1982.
SEVCENKO, N. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.
SILVA, I. S. Brás, Bexiga e Barra Funda, de Alcântara Machado: uma narrativa registro da cidade de São Paulo. 2010. Dissertação (Mestrado em Literatura e Crítica literária) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
SÃO Paulo, a symphonia da metrópole. Brasil: Paramount Pictures, 1929. (90 min. pb.).
TAXI Driver. EUA: Columbia Pictures, 1976. (113 min. color.).