Capa da Revista Galo Nº 2 de 2020
Tema livre Ano 1, nº 2 jul./dez. de 2020
Como citar?
 

Hackeando museus: movimentos de protesto no campo das artes do século 21

Resumo: O presente texto traz reflexões sobre movimentos de protestos em instituições museológicas e centros culturais no século 21, que utilizam o ativismo digital para lutar contra as desigualdades no campo das artes. Na discussão, utilizaremos como estudo de caso os movimentos de protestos que ocorreram em 13 de janeiro de 2012, no Museu de Arte Contemporânea-MoMA de Nova York, denominado de Occupy Museums; O Movimento de 02 março de 2018, também realizado no MoMA e de autoria do Coletivo MoMAR e de maio de 2018 no Centro Cultural Georges-Pompidou, em Paris, vivendo a mesma experiência com a autoria do Recycle Group. A metodologia da pesquisa consiste numa revisão bibliografia acerca da temática: movimentos sociais associado ao uso de tecnologias em ambientes culturais, como também movimentos de protestos em museus. Pretende-se com os resultados da análise discutir a importância de repensar silêncios quanto os usos dos museus a favor de movimentos sociais para a construção de um mundomais justo.

Palavras-chave: Occupy Museums. Coletivo MoMAR. Recycle Group Apps.

Referências

BERRY, T. et al. Occupy Museums as Public Pedagogy and Justice Work. Journal of Curriculum Theorizing, v. 29, n. 2, 2013, p.230-239. Disponível em: <https://journal.jctonline.org/index.php/jct/article/view/487>. Acesso em: 18 jul. 2020.

BRANDÃO, D.; ALVELOS, H.; MARTINS, N. D. Contributo para a discussão sobre um novo conceito de museu através da análise de diversos casos de estudo. Revista Comunicação e Sociedade, v. 22, 2012. p. 96–108.

CHAGAS, M. Museus, memórias e movimentos sociais. Cadernos de Sociomuseologia, n. 41, 2011. p. 05–16. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/2654>. Acesso em: 19 set. 2020.

DIAS, Maria Cristina. Os museus podem contribuir para a dignidade da pessoa humana, para a dignidade social. Revista Confluências Culturais, Joinville, v. 3, n. 2, p. 108–109, set. 2014. Disponível em: <http://periodicos.univille.br/index.php/RCCult/article/view/60/58>. Acesso em: 21 set. 2020.

DUARTE, F. B. Techno Specere. Trabalho de Projeto Mestrado em Práticas Artísticas Contemporânea da Faculdade de Belas. Porto: Universidade de Porto, 2018.

GOHN, Maria da Glória (Org.). Movimentos Sociais no início do século XXI: antigos e novos atores sociais. Petrópolis: Vozes, 2003.

GULLINO, D. Maratona hacker incentiva inovações em museus. VozeRio, 7 out.2015. Disponível em: <http://vozerio.org.br/Maratona-hacker-incentiva>. Acesso em 29 set. 2020.

HARVEY, D. Occupy: movimentos de protesto que tomaram as ruas. São Paulo: Boitempo, 2012.

IBRAM. Guia de Programação da 14ª Primavera dos Museus já está disponível. Instituto Brasileiro dos Museus-Ibram. 16 set. 2020. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/guia-de-programacao-da-14a-primavera-dos-museus-ja-esta-disponivel/>. Acesso em: 29 set. 2020.

MAFFEI, M. MoMAR: pirating a Museum through augmented reality. Observatoire de l’art contemporain, 27 jul. 2018. Disponível em: <https://www.observatoire-art-contemporain.com/revue_decryptage/tendance_a_suivre.php?langue=en&id=20120955>. Acesso em: 4 jun. 2020.

OCCUPY, W. S. Occupy Wallstreet: We are the 99 percent. Occupy Wall Street. Out. 2019. Disponível em: <http://occupywallst.org/>. Acesso em: 29 set. 2020.

PINTO, F. J. S. Cyborg Art. Uma Reflexão Sobre o Impacto Das Redes Sociais na Arte Contemporânea. Trabalho de Projeto Mestrado em Arte Multimédia/ Especialização em Audiovisuais. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2018.

POLLACK, B. Ocupe MoMA. Artnet, jan. 2012. Disponível em: <http://www.artnet.com/magazineus/reviews/pollack/occupy-moma-1-17-12.asp>. Acesso em: 29 set. 2020.

SILVEIRA, J. R. A. da; TELLES, E. G.; LANNES, D. Ideias de Vanguarda: o Design do Festival Hacking Arts. Revista Eletrônica Científica da UERGS, v. 2, n. 1, p. 18–23, abr. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.21674/2448-0479.21.24-32>. Acesso em: 29 set. 2020.