Capa da Revista Galo Nº 2 de 2020
Tema livre Ano 1, nº 2 jul./dez. de 2020
Como citar?
 

Sociedade e velhice: discussões sobre o idoso e suas relações com a sociedade contemporânea

Resumo: Diante da velocidade e das transformações que as relações sociais vêm sofrendo desde o desenvolvimento industrial, esse trabalho vem abrir caminhos para se discutir o lugar do idoso no centro dessas mudanças. A metodologia a ser trabalhada incidirá sobre a análise de um documentário da plataforma digital Youtube. Em conjunto a isso, debruçar-se-á sobre a teoria dos papeis sociais, da filósofa Agnes Heller; e sobre as considerações de Walter Benjamin a despeito da arte de narrar e da experiência e seu descrédito. Nessa perspectiva, o objetivo principal é abrir espaços para enfatizar que a velhice é uma fase da vida que se encontra à margem da sociedade, de modo geral, e que é vista com certo desdém.

Palavras-chave: Idoso. Papeis sociais. Narrar. Experiência. Velhice.

Referências

BENJAMIN, Walter. O narrador: Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e técnica, arte e política: Ensaio sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet. Vol 1. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

BOBBIO, Norberto. O mundo da memória. In: O tempo da memória: De senectute e outros escritos autobiográficos. Trad. Daniela Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

DEL PRIORE, Mary. Histórias do cotidiano. São Paulo: Contexto, 2001.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar, escrever, esquecer. São Paulo: Editora 34, 2006.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Trad Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. 1 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

HOBSBAWM, Eric. A invenção das tradições. Orgs. Eric Hobsbawm; Terence Ranger. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão. 7 ed. São Paulo: Editora da Unicamp, 2013.

MENDIONDO, Marisa Silvana Zazzetta. Institucionalização do idoso: observância ou transgressão de sistemas normativo. In Gleny Terezinha Duro Guimarães (org). Aspectos da teoria do cotidiano: Agnes Heller em perspectiva. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

PLATÃO. A República. Trad. Leonel Vallandro. 5 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2018.

THOMPSON, Edward. P. Costumes em comum. Trad. Rosaura Eichemberg. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.