Capa da Revista Galo Nº 1 de 2020
Dossiê: Imagem, patrimônio e educação Ano 1, nº 1 jan./jun. de 2020
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As festividades juninas e as representações culturais: projetos pedagógicos e ensino remoto

Resumo: A comunicação que ora se tece tem como finalidade discutir as representações que são agenciadas a cultura e a formação de identidades. Bem como, dialogar sobre a importância das festas juninas como uma forma de gestar identidades culturais e contribuir com a aprendizagem significativa dos alunos em consonância com o ensino remoto. Para tanto, utilizamos do conceito de cultura e suas representações, segundo o entendimento de Chartier (1990), que a coloca em uma perspectiva de construção social, em face dos mecanismos e compreensão que os atores sociais fazem de si e dos outros para tecer práticas culturais identitárias. Podemos averiguar que, os alunos possuem uma identidade com as festas juninas ligadas ao meio rural.

Palavras-chave: Representações culturais. Identidade cultural. Festa junina. Aprendizagem significativa.

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