Capa da Revista Galo Nº 1 de 2020
Dossiê: Imagem, patrimônio e educação Ano 1, nº 1 jan./jun. de 2020
Como citar?
 

Veiga valle (1806–1874): recepção, tradição e a ideia de patrimônio na cidade de Goiás

Resumo: Este artigo tem como proposta analisar, a partir da estética da recepção, como se deu o reconhecimento de José Joaquim da Veiga Valle, o santeiro goiano, no contexto das primeiras propostas de tombamentos da Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Artístico, e o uso do artista para o fortalecimento da ideia de a cidade ser o berço da cultura goiana no processo de transferência da capital. Sendo assim, as obras de Veiga Valle se tornam imprescindíveis para o projeto patrimônio e para colocar a Cidade de Goiás como berço da cultura goiana.

Palavras-chave: Veiga Valle. Tradição vilaboense. Patrimônio. Recepção.

Referências

ANSART, Pierre. História e Memória dos Ressentimentos. In: BRESCIANI, Stella; NAXARA Márcia (Org). Mémória e (re)sentimento: indagações sobre uma questão sensível. Campinas: Editora Unicamp, 2001.

BALTIERI, Rosana. José Rescala. In: FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro; HERNANDEZ, Maria Herminia Oliveira (Orgs). Dicionário Manuel Querino de arte na Bahia. Salvador: EBA-UFBA, CAHL-UFRB, 2014. Disponível em: <http://www.dicionario.belasartes.ufba.br>. Acesso em: 20 jul. 2017.

BRITTO, Clovis Carvalho. Luzes e Trevas: Itinerários da Procissão do Fogaréu em Goiás. In: 26º REUNIÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA.

CHAUL, Nars Fayad. Caminhos de Goiás: da construção da decadência aos limites da modernidade. Goiânia: Editora UFG, 2001.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

HOBSBAWN, Eric; RANGER, Terence. A invenção das tradições. Tradução Celina Cardim Cavalcante. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

JAUS. Hans Robert. O prazer estético e as Experiências Fundamentais da Poiesis, Aesthesis e Karthasis. In: LIMA, Luis (org.). A literatura e o leitor - textos de Estética da Recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

LACERDA, Regina. Vila Boa – história e folclore. Goiânia: Oriente, 1977.

MIRANDA BARBOSA, Raquel. Muito Além das telas douradas: cidade e tradição em Goiandira do Couto (1965 – 2001). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.

NORA, Pierre. Entre a Memória e a História: A problemática dos lugares. Tradução: Yara Aun Khoury. In: Projeto História, São Paulo, s.n., 1993. PASSOS, Elder Camargo de. Veiga Valle – seu ciclo criativo. Goiás, GO: Museu de Arte Sacra, 1997.

SALGUEIRO, Heliana Angotti. A singularidade da obra de Veiga Valle. Goiânia: UCG, 1983.

TAMASO, Isabela. Em nome do Patrimônio – Representações e apropriações da cultura na Cidade de Goiás. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e história da literatura. São Paulo: Ática, 1989.