Capa da Revista Galo Nº 1 de 2020
Dossiê: Imagem, patrimônio e educação Ano 1, nº 1 jan./jun. de 2020
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Educação patrimonial: um passeio histórico pela cidade de Caxias-MA através das fotografias

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre a Educação Patrimonial, ressaltando a importância da preservação e conservação do patrimônio histórico local, em caso especial a cidade de Caxias. O texto apresenta o patrimônio histórico existente na cidade, o qual representa sua dimensão histórica. A metodologia da pesquisa está fundamentada em revisão bibliográfica, pautada em teóricos como: Buczenko (2013), Horta (1999), Kossoy (2001), Mauad (1996), Mesquita (1999), Souza (2016). Essas reflexões também são frutos da experiência adquirida em sala de aula com alunos do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Caxias, ao se trabalhar com eles o patrimônio histórico da cidade com a utilização de fotografias. As discussões feitas ao longo do trabalho evidenciam a necessidade da apropriação do conhecimento acerca do nosso lugar, para que haja uma valorização do patrimônio, e sobretudo o desenvolvimento do sentimento de identidade, de se perceber nessa história.

Palavras-chave: Patrimônio. Fotografia. Caxias.

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